19 junho 2007

Oeiras Alive ou Pearl Jam Alive?!? - Parte II

Pois é. Passadas duas semanas, eis que resolvo dar atenção mais uma vez ao concerto que os Pearl Jam deram no passado dia 08 de Junho no Oeiras Alive. Posso adiantar que não foi dos melhores concertos que vi, e que ficou muito aquém do já muito saudoso concerto que esta banda deu no Pavilhão Atlântico a 05 de Setembro de 2006. No entanto, posso sempre dizer que gostei, pois trata-se da minha banda de eleição. Pena foi o tempo que dediquei nesse dia aos concertos de Blasted Mechanism e Linkin Park, mas foi salvo pela bela companhia dos meus amigos e co-autores de blog, Iolanda e Mário.

Sobre o concerto da banda que me fez deslocar a esse evento, Pearl Jam, cito as palavras do jornal de musica mais carismático de nosso pequeno país, Jornal Blitz:

"Se os Linkin Park foram operários fabris na noite de ontem, os Pearl Jam, e muito especialmente Eddie Vedder, vestiram a pele de pai de família. De volta a Portugal menos de um ano após o último concerto por cá, a banda trouxe um alinhamento de best of e muito boa disposição. Vedder foi-se progressivamente libertando e acabou a ler vários pequenos discursos em português, enquanto bebia e fumava. A sequência «Corduroy», «Do the Evolution» e «Worldwide Suicide» serviu de arranque sôfrego ao concerto, mas os melhores momentos surgiriam mais à frente, à medida que o espectáculo ganhava corpo e calor.

«Elderly Woman Behind the Counter at a Small Town», «State of Love and Trust» ou «Even Flow», provavelmente tocada pela milionésima vez mas ainda sem enfado, serviram de prova ao equilíbrio que os Pearl Jam lograram alcançar: o de continuar a ser uma banda de culto, ao mesmo tempo que se tornam “seguros”, institucionais, apelando a uma larga variedade de melómanos e gerações.

Ao longo de duas horas, o “velho amigo” Eddie Vedder dedicou músicas a bebés («Given To Fly») e aos surfistas portugueses («Big Wave»), falou das raízes lusas do teclista havaiano e dirigiu um (escusado) «que se foda» a Madrid, onde tocará hoje. A pose que ficará para a história, deste concerto, será a do cantor de braços cruzados sobre o peito, em forma de reconhecimento. Quanto ao som, apesar do final com «Black», «Keep On Rocking In A Free World» e «Yellow Ledbetter», suspeitamos que o karaoke colectivo de «Better Man» fará as delícias dos coleccionadores de gravações pirata."

Para quem foi a esse concerto, ou para quem não foi e gostava de ter ido, deixo aqui umas fotos desse concerto, gentilmente cedidas pelo site oficial da banda - www.pearljam.com.





Sem comentários: