17 junho 2007

Epá!!! Então não é que o Sr. Ministro Mário Lino tinha razão!

Acordei há pouco, e tal como costumo fazer todas as manhãs quando acordo e estou de fim-de-semana (sim hoje é Domingo), ligo o meu Mac e vou ver as principais notícias do dia, quer desportivas quer da actualidade mundial.

Hoje, a primeira notícia que li, pertence ao semanário SOL, e este tema há muito que me deixa preocupado. Hoje é o Dia Mundial da Desertificação e da Seca, e Portugal encontra-se no 'top 3' dos países mais desertificados da Europa.

Sei que o tema que dei a esta Postagem é algo irónico e brincalhão com um tema sério demais. Também nunca é tarde para alertar para essa desertificação, e talvez só por isso eu abençoou a chuva que tem caído desde Quinta-feira passada em pleno mês de Junho. Ok, sei que é Verão, mas também sei o que é uma seca, pois ainda há 2 anos tivemos uma das maiores dos últimos 70 anos. Isto quererá dizer alguma coisa. Quero que os nossos descendentes cresçam com um meio ambiente parecido aquele com que nós crescemos, embora seja já difícil que assim o seja. Mas deixem-me sonhar um pouco.

Voltando um pouco atrás, e para nossa reflexão, junto transcrevo o texto publicado hoje pelo site do jornal SOL:
" Portugal é um dos três países mais desertificados da Europa segundo as últimas análises realizadas pela Agência Espacial Europeia e pela Desert Watch.
A análise da AEE, feita com base em imagens obtidas pelo seu sistema de satélite e que destaca ainda a desertificação em Itália e na Turquia, insere-se num projecto que está a ser desenvolvido em conjunto com a Convenção das Nações Unidas para a Luta contra a Desertificação (UNCCD).
Segundo o projecto DesertWatch da AEE, o nível de desertificação nos três países - Portugal, Itália e Turquia - é dos mais elevados da Europa, sendo crucial melhorar agora os modelos de análise, que começou a ser feita em 2004.
A AEE está actualmente a consolidar os métodos de análise, com um novo sistema de operações mais integrado que permitirá dados mais detalhados e assim, fornecer aos governos dados que permitam avançar com políticas de combate à desertificação.
Estimativas da AEE indicam que a desertificação, um processo de degradação da terra induzido parcialmente pela actividade humana, põe em risco a saúde e o bem-estar de mais de 1.200 milhões de pessoas de mais de 100 países.
Hoje em todo o mundo celebra-se o Dia Mundial da Desertificação e da Seca, com o lema «Desertificação e Alterações Climáticas: um desafio global».
A comemoração coincide ainda com o arranque em Sevilha do Fórum Internacional da Seca que até quarta-feira reúne mais de centenas de especialistas de dezenas de países, entre eles Portugal."

Ok, agora para aliviar um pouco a tensão desta notícia, e voltando ao tema das últimas duas semanas, o deserto da Margem Sul segundo o nosso Ministro Mário Lino, aqui vai um videozinho para nos animar um pouco e nos por bem dispostos.

Sem comentários: