17 outubro 2007

Às Minhas Raizes

É comum dizer-se: "Sou Europeu, mas acima de tudo sou um cidadão do Mundo". Claro que me considero europeu, mas mais que europeu , sou sem duvida um cidadão deste 3º Calhau a contar dos Sol a que se chama Terra. Mas num contexto de "raízes" sou aquilo a que me apetece de designar um "Ibero-Africano".

Um Ibero-Africano porque tanto a minha família materna, como paterna, têm origem de pontos tão diversos desta Península Ibérica como o País Basco, a Galiza, Trás-os-Montes e Beiras (nomeadamente Beira-Alta). Para além disso existe uma forte cultura Africana na minha educação, devido à presença destes dois ramos da família em África. África que foi responsável pela abertura de espírito deste Portugal pós 25 de Abril, através dos chamados "retornados", que trouxeram sangue novo e novas ideias, abandonando o cinzento e a mesquinhez características deste povo luso.

Assim, este post é só uma pequena homenagem às minhas raízes Bascas, Galegas e Transmontanas, sem deixar de estar presente um leve toque a África na percussão.

Obrigado Gaiteiros!

Sem comentários: