09 outubro 2007

As lufadas de ar fresco

Tenho tido várias ideias para publicar neste blog, e tenho comentado isso com os meu caros co-autores de blog. Mas a preguiça, o cansaço e a falta de tempo têm sido inimigos editoriais para a minha contribuição neste blog. Hoje não era suposto eu vir aqui escrever, uma vez que me sentia cansado e com sono, após um longo e cansativo dia de trabalho com 12 horas. Mas eis que chego a casa e ponho-me a ouvir música, e ganho uma vontade enorme de vir aqui postar.

Longe vai o tempo em que sentia um enorme vazio no panorama musical. Não havia banda nenhuma que me entusiasmasse como várias bandas o fizeram nos bons anos 90. Estou a falar de bandas como: Pearl Jam; Nirvana; Smashing Pumpkins; Stone Temple Pilots; Rage Against Machine; Massive Attack; Portishead; radiohead; e tantas e tantas bandas que proliferaram nesses saudosos anos 90 e que fizeram e fazem-me companhia no meu dia a dia. Mas o inicio do século XXI apareceu, e no panorama musical nada de novo fez-me apaixonar, ouvir vezes e vezes em "repeat", e foi-se instalando um vazio enorme. Foi aparecendo pequenas bandas, de sonoridade interessante, mas quando se espreitava o álbum, a desilusão era completa. Basicamente resumia-se a: 1 Album, 10/12 musicas medíocres e no meio 1 boa musica. Mas felizmente para mim, o vazio começou a desaparecer com o aparecimento de bandas como os Muse e Bloc Party.

Sem dúvida que foi uma óptima lufada de ar fresco e novo enriquecimento musical para os meus ouvidos. Mas, ainda não era aquele som que me fizesse querer ouvir "n de vezes" e sem cansar. Mas como a seguir à tempestade vem sempre a bonança, eis que apareceram 3 novas bandas, que neste ano de 2007 fizeram os seus segundos álbuns (no caso dos Interpol é o 3º álbum da carreira), e felizmente para mim, as 3 confirmaram as boas indicações que deixaram nos seus álbuns estreia, passando de promessas a certezas. Estou a falar dos canadianos Arcade Fire, dos nova iorquinos Interpol e dos britânicos Editors. São sem duvida as minhas 3 bandas de eleição do que até agora foi a primeira década deste segundo milénio. Felizes todos os fãs Lusos, que neste ano de 2007 verificaram a confirmação de bandas inicialmente promissoras, e que assistiram ou ainda irão assistir ao vivo em solo lisboeta às performances em palco destes 3 prodígios musicais. Se o SuperBock SuperRock trouxe os Interpol e os Arcade Fire (que segundo a crítica foi um dos melhores concertos de sempre), os primeiros regressam no próximo mês de Novembro (dia 7 no Coliseu dos Recreios) e os Editors actuam também no mesmo mês no dia 16, no pavilhão do Belém.

Assim, e para os que gostam, para os que não conhecem e para os que conhecem, não gostam mas eu posso querer irritar, deixo-vos 3 vídeos com performances destas 3 bandas, enquanto não regresso a este blog com novos textos.







Pedro

Sem comentários: