16 abril 2008

Um dia sem sorrir é um dia perdido

A frase título deste post obviamente que não é minha, embora acredite nela à muito, muito tempo. A frase é desse grande génio que hoje quero prestar a minha homenagem. Comemora-se hoje os 119 anos do seu nascimento (nasceu em Londres a 16 de Abril de 1889). Estamos a falar de quem eu considero o maior génio do cinema, Charles Chaplin.

Era eu ainda muito pequeno quando comecei a ver as suas curtas-metragens na televisão, e fascinava-me aquele vagabundo de chapéu de coco preto, smoking a "pedir reforma" preto, bengala e andar com os pés às 10 para as 2 (LOL), embora tivesse a dignidade e cavalheirismo de um "Sir". Na altura gostava dos seus filmes porque esse andar desajeitado e as suas trapalhadas me faziam rir, não alcançando minimamente o alcance que esses filmes tinham. Foi já com os meus 15/16 anos que comecei a ver as suas longas-metragens com outros olhos, e ainda mais ganhei fascínio a esse actor, produtor, realizador, autor, argumentista, empresário e musico. Um verdadeiro Homem dos 7 ofícios.

Os Filmes "O Míudo", "Luzes da Ribalta", "Tempos Modernos", "O Grande Ditador", "O circo", "Luzes da Cidade", "A Quimera do Ouro" foram classificados pela industria do cinema como estando dentro dos melhores 100 filmes da historia do cinema. Só mesmo um génio conseguiria que 7 filmes entrassem nesta tabela consagrada. Critico e perspicaz na mensagem dos seus filmes, Chaplin critica, com uma visão muito socialista e humana, a quebra de valores e o caminho da decadência que a revolução industrial e o liberalismo puro e duro trouxeram na evolução social. Faz uma justa e linda ode ao Amor, como é exemplo disso o filme "Luzes da Cidade" (a mensagem é - o Amor é cego!), e antes de tudo e todos desmascara Hitler em "O Grande Ditador". Ainda com respeito a este filme que mencionei, Chaplin quando descobriu o horror do Holocausto Nazi afirmou que se soubesse desta tragédia antes não teria brincado como brincou com este tema (como nota há que referir que o filme é de 1940 e o holocausto Nazi foi tornado publico em 1945).

Esta visão perspicaz da sociedade e a sua crítica mordaz valeu com que sofresse variadas perseguições no seu país natal, bem como no seu país de adopção, o que fez com que escolhesse a Suíça como seu último refugio nos seus últimos 25 anos. Por incrível que pareça, dado à sua genialidade e versatilidade, a perseguição a este artista foi tanta que a academia de Hollywood, apesar de inúmeras nomeações, só lhe atribuiu o Oscar de carreira e já estávamos em 1972. Foi uma das maiores ovações de sempre, com toda a gente de pé a aplaudir por mais de 5 minutos. Não está ao alcance de qualquer um.

A 25 de Dezembro de 1977, o mundo viria a despedir-se desde "Sir" (sim, a rainha concedeu-lhe este título honorifico em 1975). Curioso. Morreu no dia do ano que mais detestava.

Assim, e para finalizar, tenho a dizer que é uma das figuras da humanidade que mais admiro e prezo, e orgulho-me de poder ter partilhado a minha presença neste planeta com esta alma GIGANTE durante 10 meses de vida. Como despedida deixo-vos algumas frases marcantes deste Senhor, bem como um vídeo de homenagem que descobri no famoso Youtube, e em que a musica de fundo foi escrita e composta também por Chaplin.

"
A humanidade não se divide em heróis e tiranos. As suas paixões, boas e más, foram-lhe dadas pela sociedade, não pela natureza."

"
Se tivesse acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teria ouvido verdades que teimo em dizer brincando, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da platéia que sorria."

"
O amor perfeito é a mais bela das frustrações, pois está acima do que se pode exprimir."

"Durante a nossa vida:
Conhecemos pessoas que vem e que ficam,
Outras que, vem e passam.
Existem aquelas que,
Vem, ficam e depois de algum tempo se vão.
Mas existem aquelas que vem e se vão com uma enorme vontade de ficar..."



Palavras para quê? Sejam felizes e tenham sempre um sorriso à mão!!!

Sem comentários: