14 junho 2008

Caril de Camarão

Depois de algumas excursões ao Tentações de Goa, resolvi experimentar fazer um caril de camarão à goesa. Confesso que uma das paixões da minha vida neste momento é cozinhar, permite-me muitas liberdades criativas, e nestas é difícil para mim falhar :)!
Então fartei-me de ler receitas na Net, fiz uma pequena pesquisa e resolvi inventar um pouco!
Comprei todos os condimentos que fazem o Caril (sim, que o caril não é uma especiaria, mas a mistura de várias, segundo a bíblia do Pantagruel) no Corte Inglés, que é um sitio magnifico para estas coisas, porque com o Club del Gourmet encontra-se rigorosamente tudo!
Então vou contar-vos mais ou menos como foi:

Sementes de Coentros
Sementes de Cominhos
Malaguetas secas (jindungo)
Açafrão das Índias (os pequenos estames, que custam uma fortuna e não em pó)
Gengibre picado
Tamarindo
Camarões descascados em cru, com cabeças
Leite de côco
Côco Ralado
Óleo
Cebola picada
Alhos picados

Arroz Basmati para acompanhamento

As primeiras 5 iguarias foram esmagadas num almofariz pelo Mário, reduzidas a pó e deitadas no refogado de alho e cebola.

Quando estava tudo "louro" juntámos uma parte grande do nosso "caril" ao refogado e juntámos os camarões e mexemos muito bem até os camarões mudarem de cor e depois juntámos uma chávena de tamarindo e deixámos ferver.

Quando ferveu juntámos o leite de côco misturado com o resto do caril e deixámos ferver uma vez, juntámos côco ralado e coentros frescos e deixámos ferver até o óleo vir ao de cima e ficar uma molharenga grossa como o raio!

Acompanhámos com arroz basmati e uma saladinha de tomate com coentros, temperada de azeite e vinagre balsâmico.

Ficou bastante igual ao do Tentações de Gôa!!! Espectacular!!!
O Mário adorou!! De início pensou que não estava picante...só que o picante alem de ser delicioso é gradual e não faz mal ao estômago! É perfeito!
Meus amigos, aconselho vivamente!!!
Além de extremamente aromático é um prato que não é de execução fácil, leva o seu tempo, e segundo o que pesquisei, amanhã estará ainda melhor!
Vamos ver!

A gente vê-se na EXPO!!

1 comentário:

nuno disse...

Cara Iolanda
Não é critica e muito menos para levar a mal ou pensar que estou a ser pretensioso e que sei tudo, mas queria fazer-lhe uma correção no seu caril (não sei se já alguém lhe explicou).
O açafrão das indias não é o tal dos estames carérrimo.
O açafrão das indias é um pó amarelo que provém de uma raiz seca muito parecida com a do Gengibre