10 janeiro 2008

É muito à Frente!!!

Foi no passado dia 19 de Novembro de 2007, que postei aqui sobre o novo álbum dos Radiohead, e sobre essa musica espectacular de apresentação desse estrondoso álbum - Nude (podem rever aqui esse post de então, e agora com um vídeo bem melhor). Continua, sem sombra de dúvida a ser a minha música preferida deste álbum - In Rainbows.

Então porquê de voltar aqui a falar deles?!? Porquê dar o título de "É muito à Frente" a este post, e novamente sobre os Radiohead?!?

Vamos por partes.

Primeiro. Por ser uma das minhas duas bandas preferidas, fico desde já muito contente e orgulhoso de após 1 semana de vendas ao público, este recente álbum desta banda de Oxford alcançar o 1º lugar de vendas quer na BillBoard e quer na tabela da BBC Radio 1. Sim podem constatar aqui e aqui. Para os mais curiosos e para os que não me conhecem, a outra banda são os Pearl Jam (também já com posts aqui dedicados).

Agora vem aquilo que acho mais espantoso de tudo. A história deste In Rainbows.

Era inicio de Novembro de 2007. E uma banda lembrou-se de começar a comercializar directamente para os seus fãs, via o website do próprio álbum, esse mesmo registo em formato digital MP3. A ideia consistia basicamente em clicar na compra online e o site perguntava quanto é que oferecíamos pelo álbum. Sei quem ofereceu ZERO libras, eu resolvi oferecer Uma libra por esse registo, pensando que estavam a brincar. Qual foi o meu espanto quando de seguida vi que tinha iniciado um download. Pouco minutos depois recebia um e-mail da banda. Era o recibo que comprovava a compra e autenticava a mesma. Nem queria acreditar!!! Era o meu mais barato álbum original de sempre. Feitas as contas 1 libra mais 0,45 de despesas bancárias. Só como nota, o álbum saiu para venda nas lojas a 28 de Dezembro de 2007 na Europa e a 1 de Janeiro deste ano nos EUA e Canadá. Eu comprei a 16 de Novembro!!!

Mas as surpresas não ficam por aqui.

As noticias de agrado e espanto por este In Rainbows chovia de todos os lados. Antes mesmo do fim do ano e após poucas semanas de divulgação chegou a ser considerado um dos melhores álbuns do ano que findou.

"In Rainbows had no serious rival this year" #1 BEST ALBUM 2007, NEW YORK MAGAZINE

"IN RAINBOWS is simply beautiful: warm, human, surprising and addictive" ALBUM OF THE YEAR - MOJO

#2 album of 2007 - Time Magazine


Finalmente uma banda acabou com o monopólio das editoras de música. A produção do álbum é própria, bem como os canais de distribuição. Ele foi comercializado aqui, e ainda pode ser encontrado no iTunes, para além das lojas habituais. É, segundo os próprios Radiohead, o álbum mais rentável da sua já longa carreira. Parte disso deve-se a não terem que distribuir os lucros das vendas de "discos" com ninguém, e o curioso disto, é que esta notícia saiu mesmo antes de ser colocado à vendas, em formado CD e Vinil, nos "locais habituais".

Penso sinceramente que este será o futuro da musica, ou seja, a globalização no seu estado mais puro e democrático. Todos têm acesso, todos podem ouvir, os seus autores recebem directamente a recompensa monetária do seu esforço e big bang criativo, sem editoras chupistas arrecadarem verbas avolumadas por momentos de inspiração criativa de terceiros.

Como se não chegasse, a banda gravou um vídeo de 52 minutos para ser divulgado na passagem de ano, há meia noite em ponto (GMT), de forma a comemorar a comercialização física deste In Rainbows. Esse "concerto" especial de fim-de-ano pode ainda ser visto aqui e aqui.

Mais uma vez, e depois de já nos terem surpreendido no inicio da década de 90 com os singles Creep, Fake Plastic Trees e High and Dry, e mais tarde com os estrondosos álbuns OK Computer e Kid A, é o regresso em grande com In Rainbows.

Em relação a concertos, foi já divulgado que haverá uma tourné Americana e outra Europeia. Algumas datas e cidades já foram adiantadas, contudo ainda não se sabe se eles vêm a Portugal.

Para finalizar deixo aqui alguns links que podem estar relacionados com os Radiohead, bem como mais um video deste In Rainbows - Reckoner.

Site oficial da banda: http://www.radiohead.com/deadairspace/
Site oficial sobre o álbum In Rainbows: http://radiohead.tbdrecords.com/
Espaço no Youtube dos RadioHead: http://www.youtube.com/profile?user=radiohead

Sem comentários: